segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Resenha do filme cinema aspirinas e urubus

Referência:
Cinema aspirinas e urubus.Títulos Alternativos:Movies Aspirins and vultures.Direção:Marcelo Gomes.
Roteiristas: Karim Ainouz,Paulo caldas Marcelo Gomes, Ranulpho Gomes. Elenco:João Miguel,Hermila Guedes,Peter ketnath,zezita Matos, Fabiana Pirro Verônica cavalcanti,Irandhir, Daniela Câmara, Osvaldo Mil,Sandro Guerra, Lucia do acordeon, Jeane Alves,Rodrigo Riszia,Nenego Lira,Arlison Lopes.DVD. Duração: 99 min. Gênero:Aventura, drama. Produtoras; Dezenove Filmes,Rec Produtores Associados Ltda.2005. Tipo: Longa Metragem. Colorido. Distribuidora: Imovision.



A história do filme se passa no ano de 1942 e nos traz mensagens que se parecem muito com as que acontecem atualmente, provavelmente, essa tenha sido a idéia de tratar assuntos modernos que já existiam na década de 40. O filme vem abordando vários temas como: Tecnologia, imigração, capitalismo, e carência de renda e de trabalho.
Johan é um alemão que fugindo da guerra ,veio para o Rio de janeiro e posteriormente para o nordeste,em um caminhão carregado de frascos de aspirinas, vendendo e divulgando o mesmo. Em uma estrada àrida e desabitada, o alemão encontra um homem de humor ácido, que ao ter conhecimento da missão do gringo, procura saber de que forma ele iria vender os produtos às pessoas miseráveis do nordeste. Johan carrega dentro do seu caminhão um cinema móvel, onde apresenta para as pessoas do pequeno povoado, propagandas do produto e cenas da cidade de São Paulo e Rio de Janeiro, o povo daquele pequeno lugar fica encantado, daí nasce à necessidade e o fascínio pelo produto.
Ranulpho, morador de uma pequena vila, faz o trajeto oposto , ou seja, ele está indo a procura de uma vida melhor no promissor e industrializado sudeste.
Em uma das cenas ,enquanto, Johan se recupera de um acidente pede a seu, já amigo, Ranulpho que lhe conte a história de sua vida ,ele fala da forma como os nordestinos são maltratados no sudeste , ao imigrante só resta preconceito e deboche , e muito trabalho braçal com o mínimo de remuneração.
Durante a viagem, rumo à cidade de Triunfo, Ranulpho vai zombando de sua terra e falando que a mesma é um buraco, e que não chega nada, no entanto Johan fala que ele está enganado, pois no seu país não cai bomba do céu.
Neste percurso, os dois aprendem a respeitar as diferenças, onde eles irão perceber o valor de uma verdadeira amizade. No entanto o filme vem mostrando de forma bem nítida ,como antigamente e atualmente ,as coisas são bem parecida, pois as pessoas saem de suas cidades com a perspectiva de ir para outro lugar em busca de trabalho, e de uma vida melhor e acontece exatamente o contrario onde muitos são humilhados e obrigados a fazer trabalhos praticamente escravos , quando conseguem! E recebendo o mínimo de remuneração possível, com tanto sofrimento os mesmos não acreditam que possam ter uma vida melhor. Enfim o filme vem trazendo vários temas de forma perspicaz e irônica.




Um comentário:

Sule disse...

Oi querida Theane! Vejo que buscou avançar nesse ambiente... Esta trabalhando para tornar esse espaço mais dinâmico e atraente!Agora precisa deixar seu blog hipertextual, os texctos estão muito "chapados" sem links para outros sites, outras informações...

Além disso percebi poucas postagens sobre as atividades que cursou nesse ciclo!Cadê as tuas reflexões das demais atividades do ciclo? Só consegui identificar sobre três atividades!!! E ambiente de rede?? Você não cursou essa oficina??? Porque não trouxe nenhyuma reflexão sobre seu processo nessa atividade?

Indicamos que para atividade a distância e para avaliação da atividade ambiente de rede precisariam explorar o blog trazendo as atividades solicitadas pelos outros professores, refletindo sobre as mesmas! Assim, como trazer sobre seu processo de inserção com as tecnologias!

Vamos lá avançar nessas questões...
bjinhos
Sule