segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Aula de Matemática realizada em uma turma de Educação Infantil


Escola Municipal Professora Maria José Teles

Data: 29/09/09

Professoras: Laudiceia de Souza e Theane Gonçalves de Souza Pereira


PLANO DE AULA



Objetivos:

  • Conhecer as formas geométricas planas

  • Diferenciar as formas geométricas

  • Proporcionar aos alunos a leitura das figuras geométricas planas através do cartaz.

  • Desenvolver a coordenação motora

  • Pintar a quantidade que se pede



Conteúdo:

Formas geométricas planas.



Metodologia:

  • Acolhimento: Com os brinquedos

  • Oração: Pai nosso

  • Musica de chegada: Olá, olá eu já cheguei....

  • Hora da história: Chapeuzinho Vermelho

  • Freqüência; Fazer a chamada.

  • Hora da atividade:

Falar para os alunos das formas geométricas.

Mostrar cartaz com gravuras das formas geométricas planas (triângulo, quadrado e circulo) perguntando para eles o nome das gravuras que estão no cartaz.

Em seguida com base nas figuras apresentadas anteriormente, explicar de forma simples e dinâmica as formas geométricas planas apresentadas.

Dar atividade; Pinte o circulo e o triângulo. Pinte as formas geométricas planas de acordo a cor que se pede.

  • Recreio;

Retomar as formas geométricas planas.

Ligue a figuras a suas formas.

Matemática; pinte um circulo um quadrado e um triângulo para cada desenho.

Após terminar as atividades confeccionar um cartaz com as forma geométricas planas

Avaliação: Critérios

  • Conhece as formas geométricas planas

  • Diferencia as formas geométricas

  • Proporciona aos alunos a leitura das figuras geométricas planas através do cartaz.

  • Desenvolve a coordenação motora

  • Pintar a quantidade que se pede


Instrumentos:

  • Cartazes;

  • Atividades mimeografadas;




Relato da aula:


Esta aula foi executada em turma de pré-escolar, no qual participaram quinze alunos, com a faixa etária entre 05 e 06 anos de idade. Considerando o trabalho com formas geométricas planas, cujo objetivo é proporcionar aos alunos o conhecimento das formas geométricas planas, diferenciarem uma forma da outra, percebendo a existência das formas geométricas planas em todo o ambiente que o rodeia.

Nesse sentido iniciamos a aula falando das formas, mostrando a relação entre as formas e os objetos existente na sala de aula. Ao falar a palavra formas geométricas eles ficaram assustado, mas quando mostramos o cartaz com o desenho das formas, eles não se assustaram tanto, pois já foram criando um conceito do que era. Quando perguntamos os, nomes das formas, alguns disseram que o círculo era uma bola, não estavam errados, pois o formato do círculo é mesmo de uma bola, portanto respondemos para eles que aquela bola se chamava círculo. O quadrado não foi preciso explicar seu nome pois eles já conheciam, ficamos surpresas, em perceber que eles já sabiam que era um quadrado, talvez pela relação com o quadro da sala, “quadro,quadrado “, das formas apresentadas a que eles apresentaram dificuldade foi o triângulo, mas após nossa explicação passaram a conhecer e aprenderam o nome das três formas rapidamente, podemos afirmar isso por que as atividades propostas foram realizadas sem dificuldade por eles.

A aula foi bastante produtiva, pois todos os alunos participaram ativamente da aula, é hoje eles já conhecem e diferenciam as formas geométricas planas trabalhadas.
















Um comentário:

Luzinete Barberino disse...

É isso ai Theane, ao lê o relato da sua aula sobre Figuras Geométricas, percebi que no primeiro momento do decorrer da aula, os alunos ficaram assustados com o tema. Mas, isso é normal,pois, até então tudo era novo para eles.Então,durante o desenrrolar da atividade,comecaram a perceber que o tema tinha tudo a ver com o cotidiano vivenciado por cada um. A forma também na qual você trabalhou o tema, fazendo com que os mesmos manuseasse os materiais, tornou a aula bem mais produtiva e satisfatória.Tanto para você quanto para os alunos.